quinta-feira, 14 de maio de 2009

BOXE


História



O boxe ou pugilismo é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês "to box", que significa "bater", ou "pugilismo" ("bater com os punhos"), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
Essa arte é modernamente chamada de "pugilismo", que tem origens diversas como, no
latim, em pugil, que significa "lutador com cestus" (que eram um conjunto de correias de couro, placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos da antigüidade), ou em "pugillus", que significa "punho fechado", em forma de soco.

Populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, as lutas de boxe com as mãos descobertas eram brutais. O desporto foi reformado em 1867, com as regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos e o uso de luvas. Entraram em vigor em 1872.
O boxe foi primeiramente considerado desporto olímpico em
688 a.C., na 23ª olimpíada. Porém, quando ressurgiram as Olimpíadas da Era Moderna, o COI não admitia a inclusão do boxe por não achar o desporto condizente com o clima de confraternização entre os atletas. O boxe foi incluído como demonstração na Olimpíada de 1912 em Estocolmo, só se tornando um desporto olímpico moderno na Olimpíada de 1920 em Antuérpia.
O boxe
tailandês descende de uma arte marcial chamada muay thai, que incorporou regras e movimentos do boxe inglês, os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversários.
O boxe profissional possui dez ou doze rounds no máximo.


Golpes



Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear.

Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.

Cruzado Cross: Tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da
cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço esticado.

Upper: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Hook ou gancho (em português): Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultanto a defesa do oponente. Difere do Cruzado pela distância que é aplicado (próximo e contornando a guarda adversária). O Hook termina seu movimento com o braço flexionado.
Knock out
O knock out (KO), abrazileirado para "nocaute", ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar lutando. Seja por estar desmaiado, muito ferido ou visivelmente atordoado. Caso o lutador esteja nocauteado mas ainda esteja em pé, o juiz pode interromper a luta dando a vitória ao adversário.

Golpes baixos
Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no
rosto e no abdomen.

Sparring
Sparring é o pugilista que ajuda o outro a treinar, e quase sempre são de ótimos niveis. Treina os grandes pugilistas, ajudando-os a desenvolver seu potencial de golpes. Após ser sparring alguns deles profissionalizam-se. Antes de seu retorno aos ringues, Mike Tyson enfrentou (e nocauteou brutalmente) dezoito sparrings. Um deles seguiu numa maca para o hospital. Larry Holmes já foi sparring de Muhammad Ali. Oscar de La Hoya já foi sparring de Julio Cesar Chavez, e Riddick Bowe, de Evander Holyfield.




Pugilistas Femininas
Duda Yankovich


Os Brasileiros
Éder Jofre
Popó
Maguila
Sertão
Servílio de Oliveira Pugilistas famosos
Damarco, o Dinita
Rocky Marciano
Muhammad Ali
George Foreman
Joe Frazier
Lennox Lewis
Evander Holyfield
Mike Tyson
Oscar de La Hoya
Teófilo Stevenson
Santa Camarão
Sugar Ray Leonard
Roberto Durán (Mano de Piedra)
Éder Jofre
Julio César Chávez
Rubin "Hurricane" Carter

Pugilistas Femininas
Duda Yankovich

Os Brasileiros
Éder Jofre
Popó
Maguila
Sertão
Servílio de Oliveira



Servílio de Oliveira expondo sua medalha olímpica




5 comentários:

  1. Foi muito legal a visita do Servílio de Oliveira , ele tirou nossas dúvidas e nos ensinou o básico do boxe, junto com seus filhos / OBRIGADA SERVÍLIO . ♥

    ResponderExcluir
  2. foi muito loko
    gostei da vaita espero que tenham outras como essa

    ResponderExcluir
  3. nossa essa visita do Servílio de Oliveira na escola eu não vou esquecer tão cedo,foi muito legal da parte dele ter esclarecido nossas duvidas dessa modalidade de esporte tão legal que é o boxe,muito obrigado Servílio de Oliveira!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu achei demais o projeto que nós fizemos,isso deu uma animação e tanta para saber que o esporte significa alguma coisa na nossa vida.Demais e espero que o ano que vem isso possa se repetir!!!

    ResponderExcluir
  5. sou suspeito em comentar sobre o boxe, pois pratiquei durante muito tempo, mas posso afirmar que é de grande importância para os alunos conhecer o esporte.Fico feliz pelos alunos terem a oportunidade de conhecer um dos grandes nomes do esporte, o mestre do boxe Servílio.
    Prof.André do Vale

    ResponderExcluir