quinta-feira, 14 de maio de 2009

KARATÊ


Objetivo: Formar o caráter do praticante e não apenas treiná-lo contra um inimigo físico



A história do Karatê perde-se no tempo. Formas de defesa pessoal que usavam os próprios membros como armas foram vistas em muitos lugares do mundo em épocas bem distantes. A teoria mais aceita hoje sobre sua origem é a de que um monge - Daruma - vindo da índia para a China teria trazido os ensinamentos de uma luta ao mosteiro Shaolin. Na China estes ensinamentos foram difundidos a muitas gerações. Já em Okinawa, uma ilha situada no sul do Japão, praticava-se uma luta conhecida como "TE". Da união dessa com a praticada na China o Kempo, originou-se o Karatê que tem o significado moderno de mãos vazias, mas por derivação do conceito introduzido pelo mestre Gichin Funakoshi, traduz-se por mente vazia.
Quando a luta chinesa, nascida no Mosteiro Shaolin foi difundida por toda a China e chegou a Okinawa (ilha ko arquipélago japonês Ryu Kyu), ao sul do Japão, lá se desenvolveu desmembrando-se em três escolas importantes:
SHURI-TE - na cidade de Shuri, antiga capital onde a realeza e os nobres viviam
NAHA-TE - na cidade de Naha
TOMARI-TE - na cidade de Kume.

KARATÊ NO BRASIL
No Brasil o Karatê chegou com os imigrantes japoneses após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nas décadas de 50 e 60. Principais mestres pioneiros do Karatê Brasileiro foram:

JUICHI SAGARA
EISUKE OISHI
TETSUMA RIGASHINO
YOSHIHIDE SHINZATO
KOJI TAKAMATSU
TAKETO OKUDA
YASUTAKA TANAKA
YASUNORI YONAMINE
MICHIZO BUIO
SADAMU URIU
RIUZO WATANBE
AKIO YOKOYAMA


Essa é a Bruna, aluna do Ensino Médio que encontrou no karatê uma filosofia de vida.

4 comentários:

  1. Essa menina é muito legal , não é qualquer pessoa que deixa seus afazeres para ajudar os outros . Ela é fera no karatê , ♥

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a atitude da escola, praticar esporte é sempre bom ... Mais legal ainda a atituda da Brunna de ajudar vocês nesse projeto .

    ResponderExcluir
  3. Cada dia eu aprendo uma coisa nova na escola,mais com esse projeto eu aprendi uma coisa diferente luta não é sai dando soco!.....luta é esporte!

    ResponderExcluir
  4. O katatê foi demais o que a aluna Bruna, apresentou para nós foi demais isso eu tenho certeza que motivou muita gente a praticar esportes!!!

    ResponderExcluir